Aqui poderão encontrar aqui tudo sobre o Vai Tudo Abaixo, Homens da Luta, Kalashnikov, Ruce e Reco, Blackskin, Revolta dos Pastéis de Nata, etc... Visitem o Fórum para pesquisar vídeos, e consultem as nossas outras secções, onde poderão dar as vossas opiniões e partilhar as vossas ideias...
Para começarem a ver tópicos, basta seleccionarem-nos dentro dos sub-fóruns abaixo, mas terão de se registar para poderem colocar novas mensagens no Fórum e Chat... Em caso de dúvidas sobre o uso do Fórum poderão consultar a nossa secção de Perguntas Frequentes clicando no link acima. Atenção: Ao inscreverem-se receberão notícias sobre o Vai Tudo Abaixo via email, se quiserem deixar de receber emails, basta avisar para o email geral com um simples reply ao email para: geral [at] vaitudoabaixo.com (a opção de receber emails do fórum apenas se destina ao fórum).
GNR fiscaliza animais
Serviço de Protecção da Natureza verifica condições de animais nos circos
O Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana iniciou esta quinta-feira a operação "Identidade Selvagem", para fiscalizar elefantes, tigres, leões, répteis e animais selvagens, em todos os circos e exposições
Lusa
A Lusa acompanhou a operação que começou esta manhã, em todos os distritos, com cerca de 450 homens do Serviço de Protecção da Natureza (Sepna), para verificar a documentação dos animais que trabalham nos circos.
A operação começou pelo circo Victor Hugo Cardinalli, que está junto à Expo, onde estão 13 tigres, seis leões, quatro camelos, duas lamas, seis elefantes africanos, além de vários cavalos e onde as equipas de Protecção da Natureza controlaram os boletins sanitários dos animais.
O empresário circense, Victor Hugo, facilitou às autoridades todos os documentos de forma imediata, bem como o acesso às instalações onde estão os animais.
O segundo circo que os militares da Guarda fiscalizaram foi o Chen, onde o seu director, Miguel Chen, barrou a entrada aos jornalistas, alegando que os órgãos de comunicação social não publicitam as actividades circenses, só aparecem quando vêm as autoridades.
O comandante do serviço explicou à agência Lusa "ser importante as autoridades saberem que tipo de animais existem nos circos, quantificar o seu número e verificar se estão legais no país", disse o major Jorge Amado durante a operação.
Acho que o Jel fez muito bem não se xatear com eles, a policia interviu e tá lá. Se o Jel se xateasse com eles, já não recuperava o seu mega fone e derrepente ia se pisar. Assim foi melhor, a policia é que resolveu o assunto e ainda vem o Jel com o seu mega fone em grande plano.
Tigres à solta na Azambuja
Dono de circo diz que jaula foi aberta
d.r.
Um dos animais, uma fêmea, está ainda por capturar
O dono do circo Chen afirma que os dois tigres que andaram esta quarta-feira à solta na Azambuja fugiram porque a jaula onde eram transportados foi aberta por alguém que sabia o que estava a fazer e que "sabia que os animais estavam lá dentro".
De acordo com explicação avançada por Miguel Chen, o camião que transportava os animais avariou terça-feira à noite e teve de ser rebocado a fim de ser reparado, sendo que a jaula com os dois tigres teve de ficar no local.
“A pessoa que ficou a guardar os animais foi de madrugada ao Cartaxo buscar água para lhes dar e quando regressou deparou com as portas abertas, atadas com uma corda, e os dois tigres desaparecidos", revelou o dono do Circo Chen.
Segundo Miguel Chen, as portas da jaula estavam todas abertas e uma estava presa com uma corda. “Quem fez isso é alguém que sabe, até porque não é qualquer pessoa que vai mexer em animais destes", acusou o dono do circo.
Entretanto, um dos animais em fuga, um macho, já foi capturado cerca das 08h00 pelos funcionários do circo, que já conseguiram também detectar e cercar o segundo, uma fêmea, que se encontra num local inacessível. Foi pedido o apoio do Instituto de Conservação da Natureza para sedar o animal, a fim de facilitar a sua captura.
Para afastar os curiosos, a GNR montou um perímetro de segurança de cerca de 300 metros em torno do local, junto à Estrada Nacional 3, que liga o Cartaxo à Azambuja.
Azambuja: Circo Chen está a tentar atrair tigre para jaula
A equipa do circo Chen está a tentar atrair o tigre que ainda se encontra por capturar na Azambuja para uma jaula improvisada colocada ao lado do terreno onde o animal se encontra, segundo as autoridades no terreno.
Dois tigres fugiram hoje cerca das 06:30 de uma carruagem de transporte de animais do circo Chen que se encontra avariada na estrada Nacional 3, que liga Cartaxo ao Carregado, tendo um dos tigres sido capturado cerca das 08:00 enquanto o outro permanece por deter, embora esteja encurralado.
«Esta é uma segunda hipótese para a tirar (tigre fêmea). Se não conseguirmos terá de ser sedada», adiantou, o coordenador da Protecção Civil da Azambuja, Pedro Cardoso, contactado no local.
A jaula improvisada está montada num local para onde o animal já tentou sair três vezes.
Segundo o responsável pelo SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, Major Jorge Amado, está já a caminho uma equipa do ICN para a eventualidade de o animal ter de ser sedado.
Esta fonte adiantou que o Jardim Zoológico chegou a ser contactado, mas que entretanto se chegou à conclusão de que não será necessária a sua intervenção.
A GNR já anunciou que vai abrir um inquérito à fuga dos dois tigres, tendo entretanto o responsável pelo circo Chen descartado responsabilidades.